Noites europeias agora às quintas…

É certo que, nesta mudança de hábitos da Champions para a Liga Europa, os dragões poderão manter o de jogar à quarta-feira nas semanas em que a segunda competição da UEFA não coincidir com a Champions, mas a ideia expressa no título serve como ilustração da novidade que será a ausência, pela primeira vez após sete participações consecutivas, da prova-rainha. E as coisas não ficam por aí, pois esta é uma competição bem diferente daquela que o FC Porto venceu na última vez que lá esteve, em 2002/03, quando ainda era integralmente constituída por eliminatórias. O primeiro contacto será já depois de amanhã, no sorteio na sede da UEFA, em Nyon, que começará às nossas 12h30, e no qual há uma meia dúzia de adversários preferencialmente a evitar – do PAOK de Vieirinha ao Aris de Héctor Cúper (3º e 5º da Grécia, respectivamente), passando por Montpellier (5º em França) ou Brondby (3º da Dinamarca). Outra grande diferença são as verbas que há para conquistar…

Principais diferenças para a Champions

– Jogos à 5ª-feira nas semanas em que também se jogue a prova principal. Naquelas em que não há Liga dos Campeões, os jogos distribuem-se entre 4ª e 5ª.

– Dois horários para os jogos: 18h00 e 20h05, em vez das já familiares 19h45.

– Mais uma ronda a eliminar: os 16-avos-de-final. Na Champions, à fase de grupos seguem-se os oitavos.

– Prémios substancialmente mais reduzidos. Assim, enquanto o prémio de presença na Champions é de 7,1 milhões de euros, na Liga Europa é de 900 mil; as vitórias valem 120 mil, contra 800 mil; o título três milhões, contra nove, enquanto o máximo possível a que um clube pode aspirar na Liga Europa são seis milhões de euros, contra os 31 milhões da Champions.

FC Porto estará no pote 1 na fase de grupos
Caso vença o play-off e siga para a fase de grupos da Liga Europa, o FC Porto será um dos ocupantes do primeiro pote do sorteio. E só não será o clube com melhor ranking nessa altura caso o Liverpool também se tenha qualificado no play-off. Se assim for, os azuis e brancos só ficarão atrás dos detentores do troféu, o Atlético de Madrid, e dos reds.

Vários campeões europeus junto aos dragões

O FC Porto, que por duas vezes levantou a taça dos Campeões (1987 e 2004), estará bem acompanhado neste sorteio. É que há outras cinco equipas que também já saborearam a máxima glória europeia com presença garantida (PSV, Feyenoord, Aston Villa, Borússia de Dortmund e Steaua), às quais se podem ainda juntar Liverpool, Juventus e Celtic, se passarem a 3ª pré-eliminatória.

Primeiro sorteado começa em casa

No sorteio de sexta-feira, o FC Porto será um dos cabeças-de-série – aliás, o mais cotado dos já apurados. Depois de divididas e de novo misturadas as bolinhas, o primeiro clube a sair jogará a primeira mão em casa.

in “ojogo.pt”

Sobre pungaro

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/
Esta entrada foi publicada em FCP, Futebol Clube do Potro, liga europa. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s